Eventos

Bioconstrução, permacultura e bioarquitetura são temas de encontro nacional em Porto Alegre

Por agosto 27, 2019 Sem comentários

Porto Alegre sediará a primeira edição do Encontro Nacional de Bioconstrução, Permacultura e Bioarquitetura nos dias 13 e 14 de setembro. Promovido pelo Sindicato dos Arquitetos no Estado do RS (Saergs) com patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS), o evento terá como objetivo debater alternativas sustentáveis, responsáveis e conscientes da construção e entender os impactos da ocupação humana no meio ambiente. O evento integrará palestras e oficinas práticas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail secretaria@saergs.org.br

A programação do primeiro dia conta com o arquiteto e urbanista Otávio Urquiza, que abordará as possibilidades e dificuldades da bioconstrução. Formado em Permacultura, em 1992, pelos pesquisadores australianos Bill Mollison e Scott Pittman, considerados os ‘pais’ da permacultura, o curitibano Otávio vem atuando, desde então, sob esse conceito. Conquistou o prêmio Ecologista do Ano José Lutzemberger, em 2006, conferido pela Câmara Municipal de Porto Alegre, cidade onde trabalhou durante muitos anos. Foi participante no TEDx Porto Alegre, e acumula diversos prêmios nacionais e internacionais. Atualmente, dedica-se ao planejamento de condomínios autossustentados e permaculturais à frente da empresa Ecoovilas, em Curitiba, sua cidade natal.

 

À tarde, as soluções da bioarquitetura serão o tema da segunda mesa ministrada pelo arquiteto e urbanista Valdo Felinto, responsável pela primeira edição brasileira do Manual do Arquiteto Descalço, de autoria do arquiteto holandês Johan van Lengen, considerado um clássico da bioarquitetura. Valdo foi um dos pioneiros do Instituto Tibá, centro educacional de ecologia aplicada e arquitetura de baixo impacto localizado no Rio de Janeiro, fundado em 1987 por Johan van Lengen, do qual foi diretor executivo por 20 anos. Ele atuou como consultor do Instituto Kairós e, atualmente, é diretor  na Casa do Sonho – Clínica de Arquitetura Preventiva.

A terceira parte do encontro ficará a cargo do coordenador do Instituto de Permacultura da Pampa (IPEP), João Rockett, que tratará das soluções práticas em permacultura e tecnologias de baixo impacto ambiental. O IPEP foi fundado por ele em 2001, em parceria com Ali Sharif, da Permacultura América Latina – a PAL, na cidade de Bagé, extremo sul do Brasil, com objetivo de criar um Centro de Referência em Permacultura. Em 2011, a atuação foi ampliada com a criação da Escola Rama.

Para fechar o primeiro dia, a programação técnica abre espaço para um momento de grande reflexão, com a participação do Lama Padma Santem, do Instituto Caminho do Meio – Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB), que palestrará sobre o equilíbrio necessário entre valores humanos e ambientais.

Para a presidente do Saergs, Maria Teresa Peres de Souza, o tema da sustentabilidade não é exclusividade da área da Arquitetura, mas deve ser levantado por todas as atividades profissionais. “Entendemos que arquitetos e urbanistas são agentes da sociedade e, portanto, preocupados com o meio ambiente e o impacto de seus projetos e obras sobre ele”, ressaltando que essas preocupações não se referem ao futuro. “Estamos vendo, nesse exato momento, a Floresta Amazônica ser degradada e queimada. Não há mais tempo de protelar a preocupação com o planeta”, afirma.

O encontro conta com apoio da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (AsBea/RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil – Núcleo RS (IAB-RS), Associação de Arquitetura de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS) e Memorial Luiz Carlos Prestes.

Confira a programação completa:

Dia 13 de setembro
no Memorial Luiz Carlos Prestes
(Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1527)

9h às 9h30 – Credenciamento
9h30 às 9h45– Abertura
9h45 às 11h15 –Mesa 1 – Bioconstrução: possibilidades e dificuldades
Palestrante: Otávio Urquiza
Debator: Miguel Aloysio Sattler
11h15 às 12h – Debate
12h às 13h Almoço livre

13h às 14h30– Mesa 2 – Soluções da Bioarquitetura
Palestrante: Valdo Felinto
Debatora: Juliana Cruz
14h30 às 15h15– Debate
15h15 às 16h30 – Mesa 3 – Soluções práticas em Permacultura e tecnologias apropriadas à crescente necessidade de práticas sustentáveis e de baixo impacto ambiental
Palestrante: João Rockett – Instituto de Permacultura da Pampa (IPEP)
Debatora: Vika Martins
16h30 às 17h – Debate
17h às 17h30 – Conclusões e encaminhamentos finais
17h30às 18h – Coffe Break

18h – Palestra com Lama Padma Santem

 

Dia 14 de setembro
na sede do Saergs
(Rua José do Patrocínio, 1197).

15h às 19h – Oficina prática a cargo dos Amigos da Terra: Projeto e construção de composteira orgânica com tijolos reaproveitados

 

Nota da editora:
O tema Bioarquitetura foi pauta da edição piloto da revista ÁREA, lançada em 2006. Clique aqui e acesse.

 

 

 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X