Eventos

Autor do primeiro plano diretor de Curitiba, Jorge Wilhelm, é tema de palestra e de homenagens na capital paranaense

Por abril 23, 2018 Sem comentários

A atuação em Curitiba do arquiteto e urbanista Jorge Wilhelm (1928-2014) será tema de palestra do professor Irã Taborda Dudeque, doutor em Arquitetura e Urbanismo. O evento ocorrerá nesta segunda-feira, dia 23, às 19h30, no Auditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba (PR). Não há necessidade de inscrição e a entrada é gratuita.

A palestra é realizada pelo Departamento Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da UTFPR e tem o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR). E presta uma homenagem a Wilheim, que completaria 90 anos nesta segunda-feira.

Jorge Wilhelm foi o autor do primeiro Plano Diretor de Curitiba, em 1965. Um ano antes, a administração municipal realizou concurso público e o escritório do arquiteto e urbanista desenvolveu a proposta vencedora, que foi totalmente implantada pelo prefeito Jaime Lerner, no início da década de 1970. “Além de grande amigo, o Jorge Wilhelm foi uma inspiração a todos os arquitetos e urbanistas. Ele foi fundamental para o processo de planejamento de Curitiba e de outras cidades brasileiras. Foi uma influência generosa e positiva para a equipe que executou o Plano Diretor da capital”, disse Lerner.

Estabelecido sobre o tripé Transporte Coletivo, Sistema Viário e Uso do Solo, o Plano buscou a integração das estruturas física e funcional da cidade e direcionou o crescimento da capital paranaense de forma linearizada. Também em 1965 ocorreu a criação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba para monitorar e coordenar a execução desse trabalho.

O presidente do CAU/PR, Ronaldo Duschenes, destaca que o Plano Diretor elaborado por Wilhelm deu o título de capital ecológica para Curitiba. “A partir desse Plano foram construídos parques em áreas deterioradas da cidade. Esses parques têm até hoje áreas verdes de lazer e lagoas que ajudam na contenção de enchentes. Aproveitando a interligação das bacias hidrográficas da região, ciclovias foram implantadas nestes trechos e isso tudo se tornou em um grande projeto ecológico, especialmente naquela época”, explica.

Jorge Wilhelm

Jorge Wilheim nasceu em Triste, na Itália. De família de origem húngara, migrou para o Brasil em 1940. Formado em 1952 pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, projetou importantes obras na cidade de São Paulo, como o Parque Anhembi e o Hospital Albert Einstein.

Também teve uma intensa vida na política paulista e foi secretário dos governos estadual e municipal. Foi autor dos livros São Paulo Metrópole 65 (1968), O Substantivo e o Adjetivo (1976), Tênue Esperança no Vasto Caos (2001) e A Obra Pública de Jorge Wilheim (2003).

Noite de Homenagem

A esposa e a filha do arquiteto e urbanista estarão presentes na palestra, no Auditório da UTFPR. Joanna e Ana Maria Wilheim participarão da cerimônia que homenageará Jorge Wilheim como patrono da Gestão 2018-2020 do CAU/PR.

“Estamos resgatando o nome do Jorge Wilheim. Pouca gente sabe da importância dele para o planejamento urbano brasileiro. Além de tudo, o Wilheim lutou para a formação do CAU ainda na década de 1960. Ele sabia a importância de termos um Conselho próprio e, por isso, resolvemos prestar esta homenagem e destacá-lo como o patrono da gestão”, enfatiza o presidente do CAU/PR, Ronaldo Duschenes.

Serviço:

Palestra A Atuação do Arquiteto e Urbanista Jorge Wilhelm em Curitiba

Data: segunda-feira (23/04/2018)

Horário: 19h30

Local: Auditório da UTFPR

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 3165, Curitiba (PR)

Entrada franca

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X