Notícias

Audiência pública na Câmara de Vereadores sobre concursos de projeto abrirá seminário de arquitetura em Curitiba

Palestras, oficinas de colagem e de fotografia e uma audiência pública estão na programação do 1º Seminário Arquitetura em Debate, que tem os concursos de projetos como assunto principal. Organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR) e pelos escritórios Estúdio 41, Grifo Arquitetura e Saboia + Ruiz Arquitetos, o evento ocorre em Curitiba de 8 a 10 de agosto.

O seminário inicia na quarta-feira, dia 8 de agosto, às 14h, com uma audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir a realização de concursos públicos de arquitetura na capital paranaense. Segundo o arquiteto e urbanista do Estúdio 41, Fabio Henrique Faria, a necessidade do debate surgiu no ano passado, depois de algumas ações de escritórios curitibanos. O movimento cresceu e ganhou apoio de entidades ligadas à Arquitetura e Urbanismo, como o CAU/PR, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB-PR), a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – Regional Paraná (AsBEA-PR) e o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná (SINDARQ/PR), além de representantes de cursos de Arquitetura e Urbanismo de Curitiba e de vereadores.

“A falta da utilização desse instrumento pelo poder público é um triste fato do cenário curitibano e paranaense. Faz mais de 20 anos que a Prefeitura de Curitiba não realiza a contratação de projeto por meio de concurso público, mesmo diante do histórico de destaque que as equipes locais vêm apresentando no cenário nacional e internacional desde a década de 1960”, afirma Fabio Henrique Faria.

Participarão da audiência pública, o presidente do CAU/PR, Ronaldo Duschenes; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB), Gilson Paranhos; o arquiteto e urbanista Fabio Henrique Faria, do Estúdio 41; a professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Thais Saboia; e representantes da Comissão de Urbanismo da Câmara Municipal, Prefeitura e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

Palestras e oficinas

De acordo com a organização do 1º Seminário Arquitetura em Debate, o evento é um espaço para ampliar as discussões que ocorrerão na audiência pública. Por isso, palestras serão promovidas no Auditório Léo Grossman do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com os seguintes temas: “O papel do poder público na realização de Concursos de Arquitetura”; “A discussão da cidade sob a ótica dos Concursos de Arquitetura”; e “A importância do Projeto para Habitações de Interesse Social”. As apresentações serão feitas, respectivamente, pelos arquitetos e urbanistas Gilson Paranhos, Alvaro Puntoni e Elisabete França, nos dias 8, 9 e 10, sempre às 19h.

Ainda ocorrerão oficinas direcionadas à comunidade e para estudantes, que debaterão questões urbanas, como intervenções e leitura do espaço. “A partir das ações apresentadas, o grupo espera uma ampliação da discussão que resulte em uma nova política de contratação de projetos de equipamentos e espaços públicos para possibilitar a materialização de uma cidade inteligente e inovadora”, ressalta Fabio Henrique Faria.

As palestras têm entradas livres, mas para participar das oficinas é necessário realizar inscrição pelo e-mail contato@arquiteturaemdebate.com. Clique aqui e confira a programação completa.

Projeto vencedor do concurso público para Masterplan para a Orla do Paranoá, em Brasília (DF), divulgado em abril deste ano. A autoria é do Estúdio 41, um dos escritórios que participam da organização do Seminário Arquitetura em Debate em parceria com o CAU/PR.

X
X