fbpx
Notícias

Atelier 1901 e Linked abrem concurso de projetos para estudantes de arquitetura do Sul do país

Por novembro 5, 2020 Sem comentários

Uma maratona criativa para estudantes de Arquitetura e Urbanismo definirá o projeto de interiores de um dos ambientes da área comum do Linked Paiol II, mais um empreendimento Linked em Curitiba. Realizado pelo Atelier 1901, incubadora curitibana de arquitetos e urbanistas recém-formados, o concurso para a seleção de projetos está aberto para estudantes do curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo, devidamente matriculados em instituições de ensino superior dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.  As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de novembro pelo site do concurso. Clique aqui para acessar.

Realizado em duas etapas, o concurso recebe as inscrições de estudantes até o dia 9 de novembro, iniciando a etapa de desenvolvimento de projetos no dia 11, com entrega das propostas no dia 19 de novembro. Estudantes podem enviar suas propostas de forma individual ou colaborativa.

Os projetos inscritos serão analisados por uma comissão julgadora formada por profissionais de arquitetura indicados pelo Linked, que selecionará até 12 propostas para a segunda fase. Os estudantes classificados para esta etapa participarão de um programa de mentorias para refinamento dos projetos. Para isso, receberão workshops e consultorias das empresas patrocinadoras e escritórios de referência em Curitiba.

Seleção e premiação

A data final para a entregas dos projetos é o dia 1º de dezembro de 2020. A apresentação das propostas e escolha do projeto vencedor ocorrerá no dia 3 de dezembro em uma live com transmissão nas redes sociais do Atelier 1901 e do Linked. A proposta escolhida, além de ter o seu projeto executado pela construtora, receberá prêmio de R$ 3,5 mil – além de ter seu(s) autor(es) incubado(s) no Atelier 1901, presencial ou remotamente, por meio de capacitação técnica e mentorias no período de execução do projeto.

O concurso que definirá a melhor proposta de uso e personalização de interiores para a área comum do edifício Linked Paiol II é uma iniciativa do Atelier 1901 em parceria com o Linked, com o patrocínio das empresas Bigfer Acessórios para Móveis, Decorea, Hettich, Hidroforma, Ner Casa de Luz e Pine Smart Home, com a mentoria dos escritórios curitibanos Studio Boscardin Corsi, Solo Arquitetos, Arquea, Talita Nogueira e do arquiteto paranaense radicado em São Paulo Guilherme Torres. Todas as informações relativas ao concurso estão disponíveis no edital de inscrições.

Espaço para novos talentos

Iniciativa inovadora no mercado de arquitetura e urbanismo, o Atelier 1901 é uma incubadora para profissionais recém-formados, com o objetivo de auxiliá-los no início de suas carreiras por meio da prática projetual, capacitação e mentorias. Com mais de 60 arquitetos já incubados, o Atelier 1901 também atua como hub de captação de projetos, trazendo para dentro da incubadora propostas que são desenvolvidas a partir de maratonas criativas como o hackathon, em que os arquitetos apresentam soluções para uma determinada demanda, tendo a melhor proposta escolhida na avaliação do cliente ou de uma comissão julgadora.

Esta modalidade, que o Atelier 1901 tem aplicado para atender diferentes projetos captados, será a mesma utilizada no concurso para estudantes de arquitetura e definirá a proposta para o Linked Paiol II, de Curitiba. “O concurso traz uma experiência que está atrelada ao nosso propósito, o de estimular a prática projetual de forma colaborativa e inovadora em estudantes e novos profissionais de arquitetura. A parceria com o Linked é uma etapa importante neste propósito”, avalia Ismael Gustavo Zanardini, idealizador do Atelier 1901, ao lado de Thatiane Botto de Barros, sócios do Studio BaZa Arquitetura e Interiores, de Curitiba.

Um diferencial do concurso está na possibilidade de os inscritos não só entregarem um projeto para uma determinada área, mas proporem soluções de utilização deste espaço, a partir da análise do empreendimento como um todo e de informações como perfil de público, local de implementação, mobilidade urbana e outros aspectos da construção.

A possibilidade de envolver estudantes de arquitetura foi um fator importante para criação do concurso. De acordo com o CEO do Linked, Ari Stechman Neto, os Linkeds conectam as pessoas ao seu momento de vida. “Os linkers, como carinhosamente são chamados os que vivem no Linked, são formados, em grande maioria, por estudantes e universitários que estão dando seus primeiros passos na carreira profissional. Foi essa conexão com a proposta do Atelier 1901 que nos levou ao concurso”, revela Neto.

Oportunizar para o estudante a possibilidade da livre criação de um ambiente para o empreendimento foi uma ideia bastante atrativa para o Linked. “Termos um linker criando soluções para si próprio é uma ideia perfeita. Além de termos alguém com o nosso perfil de morador desenvolvendo o projeto, estamos conectando o estudante ao mercado e a uma proposta inovadora, atual e de vanguarda”, reflete Neto.

O concurso aberto para estudantes de arquitetura é a primeira iniciativa para público externo do Atelier 1901. Para os próximos meses, a incubadora abrirá outro edital de concurso para a realização de intervenções em outro empreendimento de Curitiba. Poderão participar da nova iniciativa profissionais com até três anos de formados.

 

SERVIÇO

Concurso para estudantes de Arquitetura e Urbanismo

Seleção de propostas de interiores para área comum do edifício Linked Paiol II
Realização: Atelier 1901 e STM Empreendimentos
Inscrições até 9 de novembro de 2020, pelo site https://www.atelier1901.com.br/concurso-linked
Valor da inscrição: R$ 55,00

Mais informações: contato@atelier1901.com.br | (41) 3069-1901

Foto: Sede do Atelier 1901, em Curitiba.
Crédito: Eduardo Macarios | Divulgação Atelier 1901 

 

Leia também: 

Curitiba ganha incubadora para jovens arquitetos e urbanistas

 

X
X