fbpx
Eventos

AsBEA SC inicia seminário internacional com debates sobre cidades

Por outubro 20, 2020 Sem comentários

O Mundo e a Arquitetura. Este é o tema macro do Seminário Internacional, totalmente on-line, realizado pela AsBEA SC (Associação Catarinense de Escritórios de Arquitetura de Santa Catarina), a partir desta semana.

Em tempos onde a sociedade vive um desafio global diante da pandemia, nada mais necessário do que promover discussões sobre os possíveis papéis da arquitetura e caminhos de atuação. O momento pede trocas de informações globais para se encontrar soluções locais.

Por isso, a ideia deste evento digital, transmitido ao vivo pelo canal da AsBEA SC no Youtube, que será estruturado em quatro painéis. Destaque para a presença de convidados de renome internacional, nacional e profissionais associados à entidade, cada um com expertise em diferentes áreas do conhecimento. Neste contexto, semanalmente será proposto uma abordagem nesta sequência: Urbanismo, Arquitetura, Paisagismo e Arquitetura de áreas externas e Interiores.

Com o painel Urbanismo, o seminário terá início com a live “Cidades Inteligentes”, nesta terça-feira (20/10), às 19h, no perfil do instagram @asbeasc, que promoverá um bate-papo com Caio Esteves, fundador da Places for Us, primeira consultoria especializada em place branding. Quem entrevista é Frederico Cruz, arquiteto, designer e produtor do Podcast Farol Urbano.

Na quarta-feira, dia 21, no canal do Youtube, os arquitetos Gustavo Restrepo – responsável pelo projeto de reestruturação e planejamento urbano de Medellín, na Colômbia, com inclusão social e combate à violência – e Mauricio Duarte Pereira – associado da Gehl Architects, em Copenhagen, com experiência em projetar novos bairros e espaços públicos, a exemplo da Cidade Pedra Branca, em Palhoça (SC) -, estão entre os convidados do primeiro painel do seminário, que abordará sobre Urbanismo: Cidades Coletivas e Cidades Inclusivas.

“Cidade inclusiva é aquela que em seu processo de gestão consegue transformar seus habitantes em cidadãos. Aquela que investe na valorização de seus cidadãos e os torna cidadãos ativos. Isso está relacionado a educá-los para participarem da construção da cidade que você deseja”, pontua Restrepo, convidado para o bate papo sobre Cidades Inclusivas.  Já Maurício Duarte Pereira entra em cena para trazer sua experiência com Cidades Coletivas. “Imagine se todos os profissionais soubessem o valor agregado de uma abordagem do planejamento urbano centrado nas pessoas? E se as decisões, ferramentas, processos e produtos tivessem “qualidade de vida” nos indicadores de desempenho? Em lugares onde esse foco se tornou um padrão da indústria, ganhos econômicos e sociais andam de mãos dadas”, destacou.

Mediação e debatedores

Os debates serão mediados por Gustavo Cedroni, arquiteto e urbanista que trabalhou com nomes como Pedro Paulo de Melo Saraiva e Eduardo Colonelli. Atualmente é sócio do escritório Metro Arquitetos Associados, com sede em Joinville (SC). Participou da Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2006 e 2016.

As discussões ainda ganham o peso dos experientes profissionais de Santa Catarina, alguns associados da AsBEA SC: Silvia Lenzi (Movimento Traços Urbanos), Giovani Bonetti (ARK7, Marchetti Bonetti e Movimento Traços Urbanos), Nelson Teixeira Netto (NTN Arquitetura) e Roberto Simon (Studio Domo).

Os próximos debates do Seminário O Mundo e a Arquitetura segue com os temas:
Arquitetura, dia 28/10; Paisagismo e Arquitetura de Áreas Externas, dia 4/11; e Interiores, dia 11/11.

O “Seminário Internacional O Mundo e A Arquitetura” é realizado pela AsBEA SC, com apoio institucional AsBEA BR. Tem o patrocínio da Saint Gobain, Persol Persianas, Blum e Cavaletti.

 

Programação

Painel 1 – Urbanismo – Cidades Coletivas e Cidades Inclusivas

20/10, às 19h (terça-feira) – Live “Cidades Inteligentes” com Caio Esteves, fundador da Places for Us, primeira consultoria especializada em place branding
Entrevistador: Frederico Cruz, arquiteto, designer e produtor do Podcast Farol Urbano
No Instagram @asbeasc

21/10, às 19h (quarta-feira) – Debate: Arquitetura – Cidades Coletivas
Convidado: Arquiteto Maurício Duarte Pereira (Gehl Architects)
Curador: Arquiteto Gustavo Cedroni (Metro Arquitetos Associados / SP)
Debatedores: Silvia Lenzi (Movimento Traços Urbanos)
Giovani Bonetti (ARK7 e Marchetti Bonetti)

21/10, às 19h50 (quarta-feira) – Debate: Arquitetura – Cidades Inclusivas
Convidado: Arquiteto Gustavo Restrepo (Medellín, Colômbia)

Curador: Arquiteto Gustavo Cedroni (Metro Arquitetos Associados / SP)
Debatedores: Nelson Teixeira Netto (NTN Arquitetura)
Roberto Simon (Studio Domo)

Para participar, basta acessar este link:
Transmissão ao vivo pelo Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCLQrClPIKUulOcBziOwh0Ng

 

Na foto em destaque, os arquitetos Mauricio Duarte Pereira, Caio Esteves e Gustavo Restrepo, os convidados do painel Urbanismo, que dá início ao seminário da AsBEA-SC. 

 

X
X