Projetos

Arte de rua serve de inspiração em projeto de arquitetura de bar em Florianópolis

Por setembro 6, 2019 Sem comentários

Muito mais do que um lugar para fazer refeições, atualmente as pessoas buscam espaços que proporcionem uma experiência – que começa pelo ambiente e atendimento e, claro, termina na gastronomia. Pensando em oferecer uma experiência completa aos seus clientes, o projeto do Ferro Gastrobar, em Florianópolis, assinado pela 3P Studio, foi inspirado na arte de rua, aliando simplicidade ao conforto.

O espaço reúne gastronomia, cervejaria e coquetelaria, em um ambiente democrático e despretensioso. Segundo a arquiteta Aline Pires, a arte norteou o projeto para criar diferentes ambientes em um mesmo lugar, setorizando em Lounge, Cervejaria, Cozinha, Salão, Estar, Bar e Pátio. “Cada um com identidade e expressão de acordo com o uso, permitindo assim que solteiros, casais, grupos, introspectivos e comunicativos, todos, se sintam à vontade”, explica Aline, sócia da 3P Studio. Com essa ideia de conexão com a arte de rua, os espaços ganharam nomes populares: A Cozinha ficou com o título de “Rango”, a choperia ficou “Birita”, já o ambiente de Estar foi nomeado como “Cafofo” e o Bar como “Beco”.

Particularidades conectadas com a marca

Para a arquiteta Natália Prates, foi preciso construir um ambiente em sintonia com a marca. “O ambiente traduz nos materiais a força da marca: a brutalidade do ferro e a receptividade que a comida em uma panela de ferro pode proporcionar”, comenta Natália. Na cozinha, o “pulmão” da casa, predominam as cores cinza e branco, criando um ambiente minimalista, onde o destaque é o preparo dos pratos na cozinha aberta – separada do salão apenas por um balcão. “A ideia é evidenciar a experiência, integrando os ambientes. A cozinha aberta gera um conforto extra para o cliente, que vai se sentir em casa”, comenta Julia Prado, sócia na 3P Studio.

O grafite presente no salão

O salão contrasta com os demais ambientes, com cores intensas nas paredes e no teto, complementadas por grafites de artistas plásticos, evidenciando a atmosfera de arte de rua. Na circulação do salão, lacunas emolduradas são na verdade quadros transportados para as paredes, unindo pela arte os três principais pilares do Ferro: gastronomia, cervejaria e coquetelaria.

 

Fotos: Mariana Boro | Divulgação

 

X
X