fbpx
Eventos

“Arquitetura Viva” debate arquiteturas possíveis para a atualidade brasileira

Por agosto 20, 2020 Sem comentários

Como os pensamentos e as práticas da arquitetura e do urbanismo podem responder às condições de um tempo tão desafiador quanto o presente? E como se articulam suas intersecções com tantas outras dimensões da vida contemporânea? Para cada resposta, uma centena de novas perguntas…

Essas são algumas das reflexões propostas pelo “Arquitetura Viva”, uma série de quatro lives – uma por mês – transmitidas via Instagram, que abordam questões sobre arquiteturas possíveis para a atualidade brasileira. “Rever o passado, compreender as condições materiais do presente e , a partir do diálogo, da crítica e da vontade, vislumbrar possibilidades para nossas cidades, nossas casas, nossos corpos, nossas vidas”, explicam os organizadores.

Para lidar com a complexidade pulsante desse panorama, a iniciativa pretende estabelecer uma escuta orientada à diversidade de vozes, de experiências e práticas originais. A cada encontro, uma dinâmica similar: dois convidados individualmente entrevistados respondem uma pergunta cada; depois, alguém da “plateia” virtual – um transeunte da live, como definem os organizadores – será convidado a participar da conversa.

Ronaldo Fraga e Miguel Cañas 

A primeira edição do “Arquitetura Viva” contará com as presenças do designer mineiro Ronaldo Fraga e do arquiteto Miguel Cañas Martins, um dos titulares do escritório catarinense de arquitetura e design Metroquadrado. A live acontecerá no dia 26 de agosto às 19h, com transmissão via Instagram no perfil do espaço de arte e gastronomia Delfino146.

O projeto Arquitetura Viva é uma parceria entre a Escola Livre de Arquitetura Bloco B Escola, fundada pelas arquitetas Gabriela Favero, Júlia de Faveri, Camila Ghislene; o designer e curador independente Sandro Clemes;  o coworking e hub criativo CasaCanto e o espaço de arte e gastronomia Delfino146, comandado pelo arquiteto Abreu Jr. – todos de Florianópolis (SC). Este mesmo grupo foi o realizador da série de encontros “Conversa de Porão”, que em 2019 promoveu a interlocução de arquitetos e urbanistas com entrevistadores de diferentes campos de atuação para falar sobre pensamentos e trajetórias na arquitetura e no urbanismo em Florianópolis.

SERVIÇO

O Que: LIVE ARQUITETURA VIVA

Quando: 26 de agosto de 2020 às 19h

Onde: Instagram @delfino146

Quanto: evento gratuito

 

 

X
X