fbpx
Eventos

Arquitetura singular é o tema da próxima edição do vivênciAAI

Por outubro 15, 2020 Sem comentários

Arquitetura de baixo impacto, economia circular, sustentabilidade, tecnologia e inovação. Estes são alguns dos temas que serão debatidos na segunda edição do vivênciAAI em 2020 ― organizado pela Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS). O evento on-line será realizado no dia 20 de outubro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo www.sympla.com.br/AAIBrasilRS.

O evento contará com apresentação “O destino desconhece a linha reta” feita pelo arquiteto e urbanista Ivo Mareines, sócio-titular da Mareines Arquitetura, com sede no Rio de Janeiro, reconhecido internacionalmente pela qualidade estética dos projetos e a preocupação em contribuir para a construção de uma sociedade mais equilibrada e sustentável. “Esta é a mais pura expressão do trabalho que desenvolvo hoje. Os caminhos vão por curvas e linhas incertas. Nada é óbvio desde o início”, sintetiza o profissional, graduado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Braz Cubas (SP) e Mestre em Filosofia Contemporânea pela PUCRJ.

Nas décadas de 1980 e 1990, Ivo desenvolveu projetos independentes, especialmente na área cultural. Em 2001, fundou o escritório Mareines+Patalano Arquitetura, no Rio de Janeiro (RJ), no qual atuou até 2016, sendo premiado e reconhecido internacionalmente entre os mais importantes escritórios de Arquitetura do Brasil. Desde 2017, comanda a Mareines Arquitetura, em sociedade com o arquiteto belga Matthieu Van Beneden. Ivo também possui trajetória como artista plástico, tendo realizado exposições no Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro e na Bienal Internacional de São Paulo.

Curvas e Burle Marx

As curvas são elementos característicos do trabalho de Ivo, que atua no sentido de “ter uma vida não agressiva nesse mundo que a gente vive”, pautado pela ecologia e pela sustentabilidade. “As curvas foram acontecendo aos poucos, e com mudanças imprevistas da vida. Vivo no Rio de Janeiro, uma cidade toda curva, com montanhas curvas, praias curvas incríveis, com 1 milhão de problemas e 1 milhão de belezas curvas”, afirma, referindo-se à cidade que escolheu viver há 35 anos.

Ele conta que sua maior inspiração vem da convivência que teve com Burle Marx, renomado paisagista brasileiro, falecido em 1994. “Fomos grandes amigos nos últimos dez anos de vida dele, e isso foi fundamental para eu ficar no Rio de Janeiro. Ele foi uma influência absolutamente marcante, muito mais do que pelo trabalho dele: ele era um homem inteligente, perspicaz, um homem do nosso tempo, que transmitia coisas maravilhosas – e eu traduzi isso em experiências de vida, de arte, de arquitetura”, pontua Ivo.

Sobre o vivênciAAI

O vivênciAAI – Arquitetura Singular será realizado no dia 20 de outubro, das 17h às 19h. A arquiteta e urbanista Audrey Bello Ramos, da Ydesign Studio de Projetos e Sustentabilidade, participará como debatedora. A mediação será da arquiteta e urbanista Gislaine Saibro, presidente da AAI Brasil/RS.

O vivênciAAI é uma iniciativa da AAI Brasil/RS que conta com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e apoio de AsBEA RS, FENEA, IAB RS, SAERGS, e Sindividros.

“A AAI Brasil/RS, em 2020, segue em seu compromisso de abordar a Arquitetura com atitude, com responsabilidade e comprometimento. A série de eventos do programa vivênciAAI, iniciada em 2019, segue com foco em todos os aspectos da sustentabilidade, uma reflexão que se tornou ampliada frente à situação planetária de pandemia que atravessamos”, enfatiza Gislaine Saibro, presidente da AAI Brasil/RS.

SERVIÇO:

vivênciAAI – Arquitetura Singular
“O destino não encontra linhas retas”

Convidado: arquiteto e urbanista Ivo Mareines, da Mareines Arquitetura (RJ)

Debatedora: arquiteta e urbanista Audrey Bello Ramos, da Ydesign Studio de Projetos e Sustentabilidade (RS)

Mediação: arquiteta e urbanista Gislaine Saibro, presidente da AAI Brasil/RS

20 de outubro
Das 17h às 19h
Evento on-line
Inscrições gratuitas, até o dia 19 de outubro, pelo www.sympla.com.br/AAIBrasilRS

Realização: AAI Brasil/RS
Patrocínio: CAU/RS
Apoio: AsBEA RS, FENEA, IAB RS, SAERGS e Sindividros.

 

Foto: Casa Onda, Rio de Janeiro (RJ). Projeto da Mareines Arquitetura. 
(Crédito: Leonardo Finotti | Divulgação)

X
X