Eventos

Arquitetura acessível é o tema da primeira edição do vivênciAAI, que integra palestra, oficina e espetáculo teatral

No próximo dia 27 de junho, a Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil/RS (AAI Brasil/RS) dá início a um inovador e criativo projeto de qualificação profissional. Trata-se do vivênciAAI, um conjunto de eventos que trará à reflexão temas relevantes para a Arquitetura a partir de dinâmica diferenciada. O projeto tem inscrições gratuitas para arquitetos e urbanistas e estudantes da área.

Nesta primeira edição, que será realizada no dia 27 de junho, das 13h30 às 20h, no auditório da IMED Porto Alegre, o tema Arquitetura Acessível estará em foco, apresentado em palestra, oficina e, também, na apresentação teatral Ícaro, produzida e encenada pelo ator, bailarino e dramaturgo gaúcho Luciano Mallmann. Cadeirante, Luciano encerrará o evento com um emocionante monólogo sobre como é viver sobre duas rodas.

O evento terá início com a Palestra Acessibilidade Aplicada, ministrada pelo arquiteto e urbanista Eduardo Ronchetti, de São Paulo. Especialista em projetos de acessibilidade, promove a adaptação de espaços para eliminar barreiras arquitetônicas. Na sequência será realizada a Oficina Empatia, acompanhada pela arquiteta e urbanista Liane Etcheverry. Ela é referência no Rio Grande do Sul em projetos de arquitetura acessível desde 1992, desenvolve projetos e presta consultoria na área para empresas públicas e privadas.

GOP e calculAAI

O evento sobre Arquitetura Acessível também contará com a apresentação do Guia de Orientação Profissional (GOP) e do aplicativo calculAAI. Estes são produtos exclusivos da AAI Brasil/RS – importantes ferramentas para a gestão dos escritórios de Arquitetura e Urbanismo e para a prática profissional.

“Com o vivênciAAI, nosso objetivo é compartilhar conhecimentos de forma prática para motivar profissionais e acadêmicos na busca por novas soluções e oportunidades de atuação profissional voltados a problemáticas extremamente relevantes, visando a valorização da Arquitetura como um meio de atender às tantas e diversificadas necessidades contemporâneas”, explica a arquiteta e urbanista Flávia Bastiani, presidente da AAI Brasil/RS.

Os temas das próximas edições do vivênciAAI programadas para este ano são: Arquitetura Requalificada, sobre a requalificação de centros urbanos; Arquitetura Abrangente, considerando soluções humanizadas e a saudabilidade na edificação; e Arquitetura Possível, abordando sobre projetos economicamente viáveis.

O vivênciAAI conta com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS (CAU/RS) e com o apoio de Saergs, IAB/RS, AsBEA/RS, Sindividros, IMED e QG Comunicação.

 

Sobre os palestrantes

Esta primeira edição do vivênciAAI traz palestrantes convidados que são especialistas em projetos de Arquitetura Acessível. Eles irão apresentar a técnica e os desafios da profissão para a adequação dos espaços. No encerramento, uma apresentação teatral única vai revelar os desafios que as barreiras arquitetônicas representam para os cadeirantes.

Eduardo Ronchetti

Formado em Arquitetura pela Universidade Mackenzie em 2001; especializado em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em 2006, e Pós-graduado em Design de Interiores pelo IED (Insituto Europeo Di Design) em 2014. Desde 2004, dedicado na realização de Projetos de Acessibilidade, promove a adaptação de espaços públicos e privados, eliminando barreiras arquitetônicas das áreas de circulação. Sócio-fundador de empresa especializada em de projetos e laudos de acessibilidade, com sede em São Paulo (SP).

Liane Lautert Etcheverry

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, em 1980, e pós-graduada em Arquitetura de Interiores pela UniRitter, em 2001. Desde 1992, atua em escritório próprio, em Porto Alegre, no desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de Arquitetura de Interiores residenciais, projetos de arquitetura de interiores residenciais e comerciais e assessoria e consultoria em Acessibilidade, Laudos e certificados em acessibilidade arquitetônica. Liane participou de cursos específicos sobre Acessibilidade Arquitetônica. E entre 1998 e 2004, participou da Comissão Permanente de Acessibilidade de Porto Alegre (CPA), como representante do IAB-RS e da AAI Brasil/RS, entidade da qual é associada e já participou da diretoria (2004-2005). Liane vem ministrando palestras sobre Acessibilidade X Barreiras Arquitetônicas para profissionais e estudantes de Arquitetura, em entidades de classe e instituições de ensino.

Luciano Mallmann

Iniciou sua carreira de ator na Cia. das Índias, dirigido por Zé Adão Barbosa em 1991. Participou de diversos espetáculos, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro, para onde se mudou em 1996, onde participou da Oficina de Atores da Rede Globo. Em 2004, enquanto praticava acrobacias áreas em tecido, sofreu uma queda que provocou uma lesão na medula que o deixou paraplégico. Mesmo sobre cadeira de rodas, Luciano deu continuidade à sua trajetória como ator, produzindo e encenando diversas peças. Entre elas, a montagem ‘A mulher sem pecado’, de Nelson Rodrigues, conquistou o Prêmio Açorianos de Melhor Produção em 2011. O monólogo Ícaro está entre seus mais recentes trabalhos. O espetáculo estreou em 2017 em Porto Alegre e já realizou temporadas no Rio de Janeiro e São Paulo, além de participar de festivais de teatro em todo o Brasil.

 

Serviço:

vivênciAAI – Arquitetura acessível
Data: 27 de junho
Das 13h30 às 20h
Local: IMED – Rua Dona Laura 1020 – Bairro Mont’Serrat – Porto Alegre/RS
Inscrições (até 24/06)
www.sympla.com.br/AAIBrasilRS
Gratuito para arquitetos e urbanistas e estudantes da área
Demais interessados – R$ 50,00 + R$ 5,00 (taxa)

 

Foto: Fernanda Chemale | Divulgação ‘Ícaro’ 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X