Projetos

Arquitetos tomam partido da topografia e valorizam projeto de casa na serra gaúcha

Por janeiro 17, 2018 Sem comentários

As condições topográficas do terreno determinaram o projeto desta casa, localizada em uma área residencial da cidade de Canela, na serra gaúcha. No planejamento da Casa AG, os profissionais dos escritórios WRarq + Atelier de Luz estabeleceram a edificação numa plataforma três metros acima do nível da rua, com a face principal orientada para o Nordeste, o que proporcionou uma vista privilegiada do vale.

Na criação dos espaços, os arquitetos procuraram aproveitar as qualidades do local e, ao mesmo tempo, satisfazer as demandas de amplitude e de continuidade espacial do cliente. Desta forma, o programa de necessidades foi disposto de forma linear. Totalizando 682,79 metros quadrados de área construída, a casa foi organizada em dois andares, evidenciados por blocos bem definidos de linhas retas e marcantes.

No térreo, foram localizadas as áreas social e de serviços. Ali estão hall de entrada, sala de TV, academia, área de serviço, e sala de estar-jantar como espaço central, totalmente aberta e integrada ao jardim por meio de uma extensa varanda. No segundo pavimento, as quatro suítes foram dispostas ao longo fachada Nordeste, unidas por uma sacada contínua, com guarda-corpo em vidro, enfatizando a vista para o vale.

Essa área íntima forma uma corpo único, conectado com o térreo por duas aberturas: no hall de entrada e na escada. “Essa disposição confere continuidade espacial entre a sala de estar e a sala íntima, espaço com vista para uma área de preservação de araucárias”, explica o arquiteto Miguel del Río Francos, titular do WRarq, com sede em Porto Alegre (RS), e também do Atelier da Luz, com escritórios em Porto Alegre, na Espanha, em Angola e no México.

Ficha Técnica: 

Equipe, Colaboradores:

Responsável Técnico: Adriane Wender, Eduardo Heckmann Wender

WRARQ+ATELIERDELUZ: Adriane Wender, Miguel del Río Francos, Giovani Acevedo Alemán, Jacques Stiernet, Humberto Piccinini, Guilherme Silveira Cardoso.

Interiores: Lídia Maciel e Liliane Suso Ferreira

Principais fornecedores: 

Esquadrias exteriores:  Esquadrias Prata

Esquadrias interiores: Europen

Revestimento paredes: Castelatto

Porta de Acesso: Cinex

Fotos: Antonio Valiente | Divulgação

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X