Notícias

Arquitetos instalam equipamento efêmero e interativo na cabeceira da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis

Por outubro 19, 2017 Sem comentários

Neste sábado, 21 de outubro, será realizada a montagem do equipamento planejado durante as oficinas coletivas do Projeto Travessia, realizado pelo departamento Santa Catarina da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/SC). Trata-se de uma estrutura efêmera e interativa que será instalada na cabeceira da ponte Hercílio Luz, no lado insular de Florianópolis, no espaço do Pier 54. Os trabalhos acontecerão de forma coletiva, a partir das 9h, e incluirão uma oficina de pallets.

O equipamento é composto por andaimes, com cordas fixadas em toda a extensão. Nelas, garrafas PET vazias serão presas. A ideia é que sirvam de suporte para que as pessoas deixem mensagens com suas percepções sobre a cidade e sua relação com o mar.

“O projeto Travessia busca discutir a cidade e sua importância no contexto de sua relação com o mar, promovendo a participação da comunidade. Está sendo proposto um equipamento efêmero, buscando a intervenção dos usuários”, explica a arquiteta Maria Andrea Triana, do grupo de trabalho de Cidade e Sustentabilidade da AsBEA/SC, que coordena a iniciativa. Segundo ela, inicialmente, seriam montados dois equipamentos, um na Ilha de Santa Catarina e outro no continente. “Porém, acabamos tendo que nos concentrar somente em um, que será na ilha, e faremos uma marcação no continente para reforçar a ideia da Travessia”, complementa.

No dia 29 de outubro,  acontecerá o evento principal do projeto, com atividades realizadas  durante todo o dia no local e outras, com travessia ilha-continente, em parceria com o projeto Floripa em Movimento. “Para os arquitetos e estudantes de arquitetura será oferecido um espaço para expor projetos relacionados a essa temática”, adianta Maria Andrea. Para essa última atividade, será lançada uma campanha específica.

O projeto Travessia é resultado do edital lançado pelo CAU SC para financiamento dos projetos prototipados no 2 Congresso Catarinense de Arquitetos e Urbanistas. A iniciativa, então, conta com o patrocínio do CAU SC e com os seguintes apoios: Grupo VIA, Movimento Traços Urbanos, Centro Sapiens, IPUF, Prefeitura de Florianópolis, Pier 54, Portobello Shop, SecBoats, Santa Rita, Iate Clube, IAB SC, Ponto do Pão, Mercado São Jorge, Allume,  JP Arquitetura, FATe, Bambu Guaru e Andaime Soluções em Acesso.

A ponte Hercílio Luz, cartão postal da capital catarinense, passa por um longo processo de restauração para a recuperação de sua estrutura e retomada de seu uso. Após a conclusão dos trabalhos, previstos para o final de 2018, a ponte será aberta para passagem de pedestres, bicicletas, motos e carros. Clique aqui e saiba mais.

Leia também:
error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X