Notícias

Arquitetos e designers de interiores unem-se para a reforma solidária da APAE Itajaí

Mais de 30 escritórios de arquitetura e design de interiores de Santa Catarina envolveram-se no projeto de Reforma Solidária da APAE Itajaí, a mais antiga Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado. No ano que vem, a instituição completará 50 anos de atividades. E nada melhor do que comemorar a data entregando, para alunos e profissionais, um espaço reformado, pensado com cuidado e estudado para cada especialidade de atendimento prestado.

Todos os projetos, desenvolvidos voluntariamente pelos profissionais, já foram entregues e estão em fase de análise e aprovação. A próxima etapa é arrecadar verba, materiais e mão de obra para a execução. Algumas empresas já assinam a lista de apoiadores e patrocinadores: CasaHall Design District, Faculdade Avantis, ItGroup, Hiddroart, Soul Cozinha de Festa e Sociedade Guarani.

O objetivo é atrair cada vez mais empresas, empresários e apoiadores. Toda ajuda é muito bem-vinda e fundamental, uma vez que os espaços precisarão de marcenaria, equipamentos eletrônicos, revestimentos, gesso, pintura e uma série de outros materiais imprescindíveis em cada sala. “Nos próximos dias lançaremos uma campanha incrível, cheia de força e com pessoas dispostas e criativas. Para ilustrar, contamos com o nosso time reforçado de alunos que toparam fotografar e fazer parte desse momento lindo e importante para a Instituição”, destaca Junior Claumann, um dos diretores da APAE Itajaí.

No próximo dia 22 de abril, será realizada a primeira Feijoada Reforma Solidária APAE Itajaí, no clube Sociedade Guarani, na rua Delfim Mário de Pádua Peixoto, 210 – Santa Clara, Itajaí. Na ocasião, acontecerá o lançamento oficial da campanha, com apresentação da importância desta ação social para a região e dos projetos de todos os ambientes planejados pelos profissionais. Os ingressos custam R$ 60,00 por pessoa, sendo que crianças até oito anos não pagam. No local haverá espaço kids, música ao vivo, DJ e outras atrações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3264.8054.

Mãos à obra

A ideia de realizar uma reforma na instituição a partir da colaboração voluntária de profissionais do setor surgiu no final de 2017, em uma conversa entre a diretoria da instituição e algumas arquitetas da região. Logo, a iniciativa transformou-se em um projeto maior: o Reforma Solidária.

As primeiras a abraçarem a ideia foram as arquitetas Gabriela Accorsi e Lu Mendes, do escritório La Decora, de Balneário Camboriú, e logo a corrente foi formada. Muitos profissionais reforçaram o supertime. Uma comissão de gestão de projetos foi criada, para organizar, mapear e distribuir os espaços. Cada escritório ficou responsável pelo levantamento técnico e estudo das necessidades de cada ambiente.

“O mínimo que devemos fazer, como profissionais, é devolver essa energia positiva que recebemos para o universo. Trabalhar com um projeto como esse faz com que a gente consiga devolver toda essa positividade que temos recebido ultimamente. Nós sabemos a diferença que um ambiente bem montado, bem funcional, vai fazer na vida desse pessoal. São alunos de diversas idades e eles precisam de uma infraestrutura muito bacana”, declara Gabriela.

Durante o processo, todos os envolvidos fizeram entrevistas com os profissionais de psicologia, pedagogia e fisioterapia da APAE para entender sobre as necessidades, pois a preocupação vai além do aspecto estético. A funcionalidade dos ambientes e a recuperação da parte estrutural são prioridades.

“Estamos investindo muito tempo para fazer disso uma coisa incrível. Semanalmente, cada vez mais pessoas abraçam o projeto. A gente vê que as pessoas da nossa área têm muita vontade de ajudar , mas não sabem como ajudar. Então, descobrimos que dá para fazer algo e todo mundo quer fazer. A união é muito legal; profissionais novos, recém-formados, superengajados, que querem uma sociedade mais bacana, querem fazer algo por alguém. Não querem só tirar, querem devolver. E essa é a grande função: devolver essa energia para o universo. É fazer o bem para os outros e não só esperar que os outros façam o bem para a gente”, comemora Gabriela.

 

Sobre a APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais nasceu em 1954 é uma organização social, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. A Rede APAE destaca-se por seu pioneirismo e capilaridade, estando presente em mais de dois mil municípios em todo o território nacional. Essa mobilização social presta serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessita, constituindo uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Confira, nas imagens, alguns dos projetos desenvolvidos para o Reforma Solidária APAE.

 

X
X