fbpx
Notícias

Jovens arquitetos curitibanos planejam loja para projeto de moda autoral

Por julho 22, 2020 Sem comentários

Um grupo de jovens arquitetos e urbanistas de Curitiba está criando opções para um novo modelo de consumo. A missão é desenvolver uma loja de moda autoral que sintetize aspectos de inovação, transformação digital e da realidade em um novo conceito de experiência para quem compra e vende. Esta tarefa será desenvolvida por um grupo de arquitetos incubados do Atelier 1901, de Curitiba, para o LAB Studio, nova proposta de loja física do LABmoda, plataforma multicriativa que tem o objetivo de expandir os horizontes da moda autoral na capital paranaense.

Na percepção do arquiteto Ismael Zanardini, idealizador do Atelier 1901, o varejo tradicional tem passado por um processo de transformação desde a chegada da internet, que possibilitou outras experiências de compra e venda, para além loja física. O atual cenário de isolamento só acentuou a velocidade desse processo. “Mas isso não inviabiliza o comércio como conhecemos. Pelo contrário, amplia as suas possibilidades. Neste novo contexto, a loja física vai unir o real e o digital de uma forma que possa atender novos padrões de consumo”, considera.

O desafio dos arquitetos será pensar em um novo formato de varejo em shopping center, a partir do projeto do LAB Studio. “O nosso propósito é criar um novo conceito de loja física, buscando alternativas tecnológicas e seguras que se adaptem a uma nova realidade de consumo”, conta Rafael Perry, idealizador do LABmoda. A loja será instalada no shopping Pátio Batel, parceiro do LABmoda desde 2015, tendo sido palco de três edições do conhecido evento de moda anual da cidade. O objetivo do projeto é valorizar marcas participantes, a fim de estimular a economia local e o consumo consciente, além de incentivar a economia vertical, permitindo que os criadores se aproximem dos consumidores finais.

“O Pátio Batel acredita no potencial criativo de projetos como o LABModa e iniciativas como a do Atelier 1901. Desde 2015, apoia o LABModa, valorizando a moda autoral e oferecendo a elas uma vitrine lado a lado a grandes marcas nacionais e internacionais. Esta é uma forma de contribuímos para o aquecimento da economia local, formando potenciais novos lojistas e também profissionais para o segmento do varejo. Nesse ano, o projeto ganhou ainda mais capilaridade com a entrada do Atelier 1901, expandindo o trabalho para dar visibilidade a jovens talentos do segmento de arquitetura”, afirma Mariane Kucinski Caponi, gerente de marketing e relacionamento do Pátio Batel.

Hackathon para definição do projeto

A busca pela inovação e novas soluções criativas sempre foram pilares do Atelier 1901, uma incubadora para arquitetos e urbanistas recém-formados, buscando capacitá-los e auxiliá-los no desenvolvimento de suas carreiras. Modelo de negócio inédito, o Atelier 1901 ganhou forma no fim de 2019 a partir da concepção dos arquitetos Ismael Gustavo Zanardini e Thatiane Botto de Barros, sócios do Studio BaZa Arquitetura e Interiores. Como hub de captação de projetos, o Atelier 1901 já desenvolveu soluções inovadoras para empreendimentos que estão sendo realizados em Curitiba.

Como um ambiente conceitual, o LAB Studio será um projeto pioneiro. O processo de desenvolvimento da nova loja de moda autoral será selecionado por uma banca que avaliará as propostas apresentadas pelos arquitetos incubados do Atelier 1901, na terceira etapa do processo que inclui, ainda, uma parte de pesquisa e um hackathon, uma modalidade de competição interna para a criação das melhores ideias para o projeto. A melhor proposta será selecionada para execução do novo espaço.

Moda, arquitetura e o cenário pós-pandemia

Em meio às etapas de desenvolvimento, o Pátio Batel e o LABmoda trarão uma programação especial de talks e lives sobre moda, arquitetura e o cenário pós-pandemia. A série de conversas LabTalks terá início nesta terça-feira, dia 7 de julho, com uma live entre os idealizadores do projeto, Rafael Perry, do LABmoda, e Ismael Zanardini, do Atelier 1901. A transmissão do bate-papo que marca o lançamento do LAB Studio acontecerá no perfil do Pátio Batel no Instagram (@patiobatel) às 17h. Para acompanhar toda a programação, basta seguir os perfis do Pátio Batel, do LABmoda (@lab.moda) e do Atelier 1901 (@atelier.1901) no Instagram.

 

Leia também: 

Curitiba ganha incubadora para jovens arquitetos e urbanistas 

 

 

 

Fotos: Nilton Russo | Divulgação 
X
X