Eventos

Arquiteto André Schmitt recebe homenagem do município de Florianópolis

Por março 22, 2018 Sem comentários
Amanhã, no dia do aniversário de Florianópolis, o arquiteto e urbanista André Schmitt receberá a Medalha do Mérito Virgílio Várzea, pelos relevantes serviços prestados à cidade. A entrega ocorrerá durante a sessão solene de aniversário, que será realizada às 17h no plenário Osni Régis da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
“Sou um desenhador urbano”. É assim que se considera André, um dos mais respeitados profissionais do estado, titular do escritório Desenho Alternativo. De suas pranchetas, nasceram empreendimentos de destaque na cidade, como o resort Costão do Santinho (que exigiu o desenvolvimento de um plano diretor para toda a orla), e sob sua coordenação, Florianópolis ganhou propostas inovadoras, como a do Jardim Botânico, com três estações sediadas em diferentes bairros. Nos anos 1970, foi Secretário do Turismo e, nesse período, criou-se a Fundação Cultural Franklin Caescaes e determinou-se o fechamento do vão central do Mercado Público ao trânsito de veículos – iniciativa que contribuiu para a consolidação do espaço como importante ponto turístico e cultural da cidade. E sempre colaborou nas discussões sobre o plano diretor.
Na foto, André e a maquete do projeto ‘Parque Metropolitano Dias Velho – aterro da Baía Sul’, vencedor do concurso público nacional de ideias lançado pela prefeitura e pelo IAB/SC em 1996. A proposta, desenvolvida por ele e mais oito colegas com a assessoria de nove consultores de diferentes competências, previa a aproximação do mar, a integração dos modais, a criação de áreas de lazer e de novos pontos para negócios, gastronomia  e entretenimento na região, na área central da cidade.
André figura entre os Grandes Nomes da Arquitetura Catarinense em Planejamento Urbano – publicação produzida pela Santa Editora em parceria com a AsBEA/SC há dois anos. Clique aqui e leia a edição na íntegra.
error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X