Eventos

Aristeu Pires apresenta novas criações em seu showroom, na serra gaúcha

Aristeu Pires acaba de lançar novas cinco peças a seus catálogo de móveis autorais. São poltronas, cadeira e banqueta batizadas com os nomes de ‘estrelas’ da sua família, como ele mesmo diz. O lançamento oficial acontecerá no dia 24 de agosto, no seu showroom, localizado em Canela, na serra gaúcha, em evento para convidados.

O espaço, aliás, estará com um aroma próprio, uma criação exclusiva da Santho Aroma para a marca Aristeu Pires. As essências da fragrância buscam contemplar o masculino e o feminino da obra de Aristeu. A fragrância – que recebeu o nome de Figo Almiscarado – leva notas figo, cassis, ameixa, almíscar e baunilha. “Solicitei que fosse criado um perfume que levasse em conta a intensidade feminina da obra do Aristeu, para a qual foi usada a principal essência de Figo, que remeta à mulher não só pelo perfume como também pela forma da própria fruta. Ao mesmo tempo, pedi que levassem em consideração a madeira, o lado masculino dos móveis, para o qual foi usada a base almiscarada, que reforça e amplia a fragrância’’, explica Carmen Araújo gerente administrativa do espaço Aristeu Pires.

Aristeu Pires é um dos grandes nomes do design brasileiro, com 15 anos de trajetória em design autoral. Natural da Bahia e graduado em Ciências da Computação, Aristeu montou sua própria marcenaria em Canela (RS), em maio de 2002, após abandonar a carreira de diretor da multinacional Oracle em nome da sua paixão pelo design. Na época, contou com a parceria de Nailor Benetti, falecido em 2006, talentoso artesão de madeira da região, na produção dos móveis. Da tímida marcenaria iniciada ainda no final de 2001, Aristeu Pires passou a produzir sua peças em indústria própria, instalada em um pavilhão com cerca de 4.000 m2 no Distrito Industrial de Canela, com máquinas modernas e em escala crescente.

 

Os lançamentos

As novas peças levam nomes que representam uma carinhosa homenagem do designer a ‘estrelas’ da sua família. Confira:

Poltrona Guadalupe – com e sem aba: A poltrona Guadalupe destaca o acabamento da assinatura de Aristeu Pires sob os braços, onde a madeira se curva de forma fluida, não visível aos olhos, mas sensível ao toque. A versão com aba foi inspirada no movimento da
dançarina de flamenco, fazendo da Guadalupe pura poesia aos olhos. Guadalupe é o nome da neta mais nova de Aristeu Pires.

Poltrona Lupita: Marcada por curvas suaves, é versão com encosto mais baixo e menos formal da Guadalupe, as formas esculturais da poltrona Lupita convidam a conversas casuais ou relaxamentos tranquilos.”Guadalupe” é o nome da neta mais nova de Aristeu, cujo apelido é “Lupita”.

Cadeira Lily sem braço e Banqueta Lily: As criações de Aristeu Pires geralmente resultam de uma explosão imediata de inspiração, mas Lily passou por uma longa gênese. Como, pensou ele, uma cadeira estofada poderia exibir seus lindos “ossos”? Aqui vem Lily: assento
dobrado para a frente, ligeiramente, como uma flor se abre para a luz do dia. A parte traseira do design exibe o fino traço da madeira em duas curvas perfeitamente inversas. Lily é o nome da mãe do Aristeu Pires.

 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X