Notícias

Anunciado projeto vencedor do concurso para construção do Memorial às Vítimas da boate Kiss

“Da rua, vê-se um muro de concreto e tijolos que bloqueia quase que inteiramente a visão do espaço interior. A austeridade da fachada representa o luto; exige do visitante respeito a tudo que lá ocorreu. Em contraste, ao atravessar o muro, encontra-se um espaço de surpreendentes luz e fluidez. O atravessar, assim, remete à transformação e à potencialidade da ressignificação do luto e do pesar; abrem-se as perspectivas para um futuro de menos dor e maior acolhimento. 

Chega-se, então, ao coração do projeto: um jardim circular de flores perenes, implantado no centro do lote. À sua volta, 242 pilares de madeira, cada um representando uma vítima da tragédia, suportam uma cobertura radial que abriga as diversas salas do conjunto. A mesma cobertura, ao se projetar em balanço, possibilita que uma grande varanda se forme abaixo, de onde os visitantes podem contemplar o jardim e são convidados a escolher uma flor e depositá-la em um suporte, cada qual em um pilar, com o nome da vítima homenageada. Trata-se de um ato singelo e sensível de respeito e amor para aqueles que perderam suas vidas na tragédia

Essa é a descrição do projeto vencedor  do Concurso Nacional de Arquitetura para o Memorial às Vítimas da Kiss, em Santa Maria (RS), anunciado na manhã desta terça-feira pela prefeitura de Santa Maria, Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), órgão ligado à Organização das Nações Unidas (ONU).

A proposta vencedora é de autoria do arquiteto Felipe Zene Motta, do escritório Motta e Zene Engenharia e Arquitetura Ltda., de São Paulo (SP). O projeto foi escolhido após análise da comissão julgadora do concurso, formada pelos arquitetos Mariano Martin Orlando (ARG); Cêça Guimarães (RJ);   João Diniz (MG);   Carlos Eduardo Mesquita Pedone (RS); Estevan Barin (RS); Suplentes: Ana Paula Nogueira e Luis Guilherme Aita Pippi; e da comissão de classificação, composta por familiares membros da AVTSM e por representantes da comunidade. Felipe Motta receberá R$ 25 mil como prêmio, valor que inclui os honorários profissionais, incluindo todos os projetos necessários para a execução das obras do memorial, com custo estimado de até R$ 3 milhões.

De acordo com os avaliadores, “o projeto escolhido tem caráter simbólico e delicadeza, pois coloca seu ponto focal em um jardim florido no centro do espaço. A proposta reforça o sentido afetivo do lugar de memória, ao mesmo tempo em que oferece à cidade uma narrativa do fato, de forma a contribuir para sua superação”. Os avaliadores também consideraram a facilidade e simplicidade de execução do projeto e a manutenção do espaço, que podem ser favorecidas pela organização espacial das funções em um único pavimento, no nível da rua. O projeto prevê um auditório, um espaço expositivo e outro para atividades.

Além do vencedor, outros quatro projetos foram selecionados, e outros cinco em Menção Honrosa. A premiação dos vencedores ocorre no dia 24 de abril, em Santa Maria, em local e horário a serem definidos. Confira o resultado completo no final da matéria.

Exposição itinerante

Os projetos inscritos no Concurso Nacional de Arquitetura para o Memorial às Vítimas da Kiss poderão ser vistos em sua totalidade, por todos os interessados. No total, foram recebidas 133 inscrições e 121 propostas, por meio da plataforma on-line do concurso. Os trabalhos resultaram em uma mostra que terá caráter itinerante, sem data de início definida, conforme a AVTSM. A intenção é levar os projetos para espaços públicos. “É uma oportunidade de a população ver a diversidade de ideias e projetos que recebemos. Foram muitos trabalhos recebidos, o que significa o carinho e respeito pela nossa dor, que não é só nossa, mas de toda uma cidade”, resumiu o presidente da AVTSM, Sérgio da Silva.

“Agradeço aos pais da AVTSM, às comissões deliberativas e à Prefeitura de Santa Maria pela confiança e parceria. Pelo menos 500 arquitetos do Brasil inteiro, que integram as 133 equipes, se dedicaram ao projeto. Essa participação demonstra o grande interesse dos profissionais em oferecer sua competência e criatividade para que Santa Maria faça uma homenagem significativa e relevante às vítimas da tragédia”, destacou o coordenador do concurso, arquiteto Tiago Holzmann da Silva.

 

CONFIRA O RESULTADO COMPLETO:

1º LUGAR
Arquiteto Titular: Felipe Zene Motta
Pessoa Jurídica: Motta e Zene Engenharia e Arquitetura Ltda
São Paulo/SP

2º LUGAR
Arquiteto Titular: Frederico André Rabelo
Pessoa Jurídica: Espaço Equipe De Planejamento Arquitetura E Consultoria Ltda-Me
Co-Autores: Arq. Bruno Cabral, Arq. Guilherme Andrade, Arq. Jakelyne Martins, Arq. Rangel Brandão
Goiânia/GO

3º LUGAR
Arquiteto Titular: Fabio Henrique Faria
Pessoa Jurídica: Estúdio 41 Arquitetura SS LTDA
Co-Autores: Arq. Emerson Vidigal, Arq. Eron Costin, Arq. João Gabriel Rosa, Arq. Martin Kaufer Goic
Colaboradores: Daniela Moro, Gabriel Tomich, Matheus Fernandes
Curitiba/PR

4º LUGAR
Arquiteto Titular: Fernando Maculan Assumpção
Pessoa Jurídica: MACh Arquitetos LTDA EPP
Co-Autores: Arq. Joana César Magalhães, Arq. Edgar Mazo, Arq. Sebastián Mejia, Biólogo Luiz Glück
Colaboradores: Arq. Ricardo Lobato, Est. Natalia Villada Villada, Est. Juan Pablo Echeverry, Est. Juan Jose Gonzales Hurtado, Arq. Manuel Rodríguez, Est. Martin Jaermann
Consultores: Arq. Mariana Novaes (Projeto de Iluminação), Eng. Antônio Sérgio Resende (Estruturas), Eng. Umberto Aragão (Instalações Elétricas), Eng. Djalma Prado (Instalações Hidráulicas e PCIP), Eng. Vanessa Cris Magon (Instalações Hid. e PCIP), Eng. Luís Almeida (Proj. Ar Cond. e Exaustão), Eng. Carlos da Silva (Proj. Ar Cond. e Exaustão)
Belo Horizonte/MG

5º LUGAR
Arquiteto Titular: Paulo Henrique Paranhos
Pessoa Jurídica: tao arquitetura ltda
Co-Autores: Arq. Gabriel Daher Jardim
Colaboradores: Acad. Dante Akira Uwai, Acad. Claudia Cássia, Acad. Mariana Bueno
Consultores: Eng. Leonardo Ryozo Katori (estruturas), Eng. Leonardo Ryozo Katori (instalações)
Brasília/DF

Menção Honrosa
Arquiteto Titular: Pedro Rodrigues do Prado
Pessoa Jurídica: OTP arquitetura LTDA-EPP
Co-Autores: Arq. Raphael Hashighuchi Takano, Arq. Arthur Alcaras Oishi, Arq. Guilherme Nakao Lauretti, Arq. Rafael Calascibetta Secolin
Consultores: Eng. Rodrigo Takano (estruturas /inst. prediais)
São Paulo/SP

Menção Honrosa
Arquiteto Titular: Ricardo Felipe Gonçalves
Pessoa Jurídica: Alves & Gonçalves Arquitetura e Urbanismo LTDA
Co-Autores: Arq. Matheus Marques Rodrigues Alves, Arq. Marcus Rosa
Colaboradores: Estag. Priscila Pasquarelli
São Paulo/SP

Menção Honrosa
Arquiteto Titular: Nonato Veloso
Pessoa Jurídica: NV Arquitetura Eireli
Colaboradores: Arq. Thaís Losi [ edição de imagem ], Arq. Henrique Balduíno [ edição de imagem ] Brasilia/DF

Menção Honrosa
Arquiteto Titular: Paulo Lourenço De Jesus
Pessoa Jurídica: Eace Engenheiros Associados Consultores Em Engenharia Ltda
Co-Autores: Arq. Deryck Dantom
Consultores: Eng. Marcio Costa ( estruturas e instalações)
Brasíla/DF

Menção Honrosa
Arquiteto Titular: Mario Figueroa
Pessoa Jurídica: Figueroa Arquitetura E Urbanismo Ltda.
Co-Autores: arq. Mario Figueroa, arq. Letícia Tamisari, arq. Renato assada
Colaboradores: arq. Everton Penariol, acad. Lucas Cunha, acad. Vitória Paulino, acad. Ana Flávia Borelli
Consultores: eng. Ricardo Dias [estrutura], arq. Ana Lucia Spina [luminotécnica] São Paulo/SP

 

Fontes: Prefeitura de Santa Maria e IAB/RS

X
X