Eventos

Vencedor do Pritzker Prize, Alejandro Aravena é destaque na programação do NCD Summit

O arquiteto chileno Alejandro Aravena é um dos seis nomes já confirmados para o NCD Summit. O evento será realizado pelo Núcleo Catarinense de Decoração (NCD) no dia 2 de setembro, no Centrosul, em Florianópolis. Será um dia inteiro de palestras com grandes nomes em várias áreas pretende trazer conteúdo de qualidade para o mercado de arquitetura no Estado.

O NCD Summit é um aprimoramento do NCD em Pauta, realizado há três anos em Santa Catarina. O projeto já trouxe nomes como Irmãos Campana, Davi Bastos, Fernanda Marques, Dietmar Starke, Sarkis Semerdjian e Decornautas.

Em 2019, em comemoração aos 20 anos da entidade, a edição ganhou uma versão especial com um dia inteiro de palestras. Entre os demais nomes confirmados estão Carlos Ferreirinha – um dos maiores especialistas em mercado de luxo das Américas; Paulo Mâncio – vice-presidente de Design e Construção da Accorhotels; Dietmar Starke – arquiteto vencedor do Architizer; Renato de Castro – CEO da City SmartUp;  e os Decornautas – jornalistas de renome nacional na área do design.

Para garantir uma vaga procure uma das lojas associadas ao NCD e saiba como participar. O primeiro lote de ingressos custa R$ 100,00 por pessoa, mas lojistas associados dispõem de um código de inscrição especial com desconto de 10% a parceiros. A expectativa do NCD é receber um público de 600 pessoas.

Arquitetura social

O nome de peso internacional que completa o time de palestrantes é Alejandro Aravena que venceu o “Oscar da arquitetura mundial” – o Pritzker – em 2016. O arquiteto irá falar sobre a carreira baseada na arquitetura social de alta qualidade.

Alejandro Aravena nasceu em 22 de junho de 1967, em Santiago, Chile. Graduou-se como arquiteto pela Universidade Católica do Chile em 1992. Em 1994, fundou seu escritório, Alejandro Aravena Architects. Desde 2001, ele lidera a Elemental, em sociedade com Gonzalo Arteaga, Juan Cerda, Victor Oddó e Diego Torres. A empresa tem foco em projetos de interesse público e impacto social, incluindo habitação, espaço público, infraestrutura e transporte.

A Elemental construiu obras no Chile, nos Estados Unidos, no México, na China e na Suíça. Após o terremoto e tsunami de 2010 que atingiu o Chile, a empresa foi chamada para participar da reconstrução da cidade de Constitucion. Naquele mesmo ano, ele foi nomeado International Fellow do Royal Institute of British Architects e identificado como um dos 20 novos ‘heróis’ do mundo pela revista Monocle.

Ele é membro do Conselho do Programa Cidades da London School of Economics desde 2011; Membro do Conselho Consultivo Regional do Centro David Rockefeller para Estudos Latino-Americanos; Membro do conselho da Swiss Holcim Foundation desde 2013; Membro Fundacional da Sociedade Chilena de Políticas Públicas; e Líder do Helsinki Design Lab para SITRA, o Finnish Government Innovation Fund. Ele foi uma das 100 personalidades que contribuíram para a Cúpula Global da Rio +20 em 2012.

Aravena foi professor da Harvard Graduate School of Design (2000 e 2005); e também lecionou no Istituto Universitario de Architettura di Venezia (2005), na Architectural Association em Londres (1999) e na London School of Economics. É autor dos livros Los Hechos de la Arquitectura (1999), El Lugar de la Arquitectura (2002) e Material de Arquitectura (2003) e tem trabalhos publicados em mais de 50 países.

Em 2016, ele foi escolhido curador da Bienal de Veneza, cujo tema  – Reporting From the Front – procurou oferecer uma nova perspectiva sobre questões globais, como o crime, saneamento, a falta de habitação, tráfego, resíduos, a migração e poluição. Naquele ano, Aravena anunciou que disponibilizaria gratuitamente quatro de seus projetos de habitação social para uso público. Os materiais ainda estão disponíveis no site da Elemental. Clique aqui e acesse.

No ano passado ele conquistou o Prêmio Charles Jencks do Instituto Real dos Arquitetos Britânicos (RIBA). O prêmio é concedido em reconhecimento às contribuições excepcionais de um indivíduo para o campo da arquitetura, tanto em obras construídas quanto em trabalhos teóricos.

 

 

error: Para compartilhar esse conteúdo, use o link ou as ferramentas de compartilhamento do site da revista ÁREA e contribua para a valorização do jornalismo especializado.
X
X