Notícias

ABD reativa regional no Rio Grande do Sul

A Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD) acaba de reativar a regional gaúcha da entidade a partir da nomeação de uma nova diretoria. A designer de interiores Cristiane Buffon Formolo assume o comando da regional ao lado da colega Danielle Barbosa, que assume como vice-diretora nesta gestão 2020-2022. A ABD estava há dois anos sem representação no estado gaúcho.

“Ser convidada para representar os designers de interiores gaúchos em nível nacional, além de uma grande honra, é um símbolo de confiança e reconhecimento ao trabalho desenvolvido até aqui. Sabemos o quão desafiador é iniciar um novo projeto e todas as responsabilidades que isso traz, mas estamos preparadas e muito animadas com esse novo caminho à nossa frente”, afirma Cristiane.

Sediada em Caxias do Sul, Cristiane Formolo vem se dedicando ao fortalecimento da profissão nos últimos anos. Ela foi uma das fundadoras e primeira presidente da Associação de Designers de interiores da Serra Gaúcha (ADI Serra Gaúcha). Na última gestão, atuava como diretora de marketing, cargo do qual solicitou afastamento a partir da nomeação para o comando da ABD-RS. Danielle Barbosa mantém escritório na capital gaúcha.

“Nosso objetivo é promover o bom relacionamento e união entre os designers, bem como com todo o setor, agregar conhecimento prático sobre questões relevantes para o crescimento profissional, assegurar um ambiente acolhedor para os estudantes e futuros profissionais”, acrescenta. Segundo ela, um calendário de atividades já está sendo desenvolvido para o estado para este ano.

A força do Sul

A região Sul é considerada “extremamente estratégica” para a ABD Nacional. “Trata-se de um mercado expressivo em design e decoração. Além disto, temos uma grande quantidade de escolas na região que solicitam nosso trabalho, pois atuamos junto a 200 instituições de ensino no país por meio do ABD Acadêmico, contribuindo, assim, para as atribuições dos docentes e para a formação dos alunos. Com a abertura desta regional, consolidaremos nossa atuação no Sul do Brasil”, afirma Silvana Carminati, presidente da ABD Nacional. Segundo ela, o Rio Grande do Sul é o segundo estado com o maior número de escolas de design de interiores do país, perdendo apenas para São Paulo.

A ABD manteve representação no Rio Grande do Sul entre 2012 e 2017. Neste período, regional foi comandada por Josiane Castro (diretora), Lisiane Scardoelli (vice-diretora), Rosane Dariva Machado (coordenadora Acadêmica) e Ivan Andrade (coordenador de marketing).

A primeira regional no Sul foi inaugurada no Paraná, em 1997. Atualmente, a ABD-PR é comandada pelas designers de interiores Hellen Giacomitti (diretora) e Roberta Dias (vice-diretora). Em Santa Catarina, a ABD marca presença desde 2017. A designer de interiores Michele Pires responde pela regional catarinense, em parceria com Giovana de Freitas Rabelo Ribeiro, coordenadora acadêmica.

“Em constante expansão, a ABD busca ampliar sua atuação por meio de suas regionais, que refletem por suas respectivas regiões todo o conceito de valorização da profissão e realizam inúmeros eventos próprios para relacionamento com o mercado e reciclagem dos profissionais”, complementa Silvana.

X
X