Projetos

À beira-mar, apartamento ganha projeto baseado em soluções práticas, mas cheias de charme

Por dezembro 12, 2017 Sem comentários

Vem chegando o verão e este apartamento, localizado na praia de Palmas, em  Governador Celso Ramos (SC), começa a ganhar vida. É nesta época que o casal de proprietários recebe os filhos e os netos para uma temporada de descanso à beira-mar. O projeto de arquitetura de interiores foi desenvolvido pelas arquitetas Maíra Queiroz e Vanessa Faller, do Espaço do Traço Arquitetura, com sede em Florianópolis e filial em Rio do Sul. No planejamento, elas deveriam valorizar a praticidade em cada solução adotada. Afinal, a prioridade da família era relaxar!

O projeto foi idealizado para abrigar até nove pessoas. Assim, as arquitetas deveriam prever acomodações para todos no apartamento, de 130 metros quadrados. Sofá retrátil, banquetas e mesa de oito lugares foram previstos. Considerando a importância da área social neste projeto, voltada para o privilegiado visual do mar, Maíra e Vanessa decidiram reconfigurar o layout da sala de estar. “Como queríamos integrar a churrasqueira, a varanda e o jantar, deslocamos a sala de estar para um espaço mais compacto”, detalha Vanessa. A sacada foi, então, fechada e transformada em ‘varanda gourmet’, completamente conectada com a sala de jantar, o estar e a cozinha.

Para melhor aproveitar o novo espaço do estar, as arquitetas projetaram um mobiliário especial para embutir a televisão. Esse móvel, inclusive, atende a proposta de multifuncionalidade para proporcionar a praticidade desejada. No lado voltado para a entrada do apartamento, acomoda  nichos para guardar bolsas e sapatos. Na outra face, voltada para a cozinha, serve de armário para mantimentos. Ainda para facilitar a manutenção, a dupla do Espaço do Traço Arquitetura elegeu materiais como porcelanato, para o revestimento do piso, com padrão similar ao do concreto aparente. Para as bancadas, especificaram o Corian. O conjunto do jantar foi definido com critério: tampo em Neolith (da família das ‘pedras industrializadas’) e cadeiras em polipropileno, que permitem aos moradores as utilizem mesmo com o corpo ainda molhados da ida à praia.

A referência ao mar é constante, refletido nos espelhos incluídos na ambientação, como na paleta de cores escolhida, com tons de cinza e caramelo e toques de azul e no décor. “Para deixar os ambientes mais aconchegantes, optamos por utilizar madeira e projetar iluminação indireta”, acrescenta Maíra. O estilo predominante no mobiliário é o industrial, presente em elementos como a mesa com pés de ferro e as banquetas de couro com base de aço corten. Na área da cozinha, destaque para o revestimento chevron com paginação criada pela dupla.

A área íntima — composta por duas suítes, um quarto e um banheiro — foi projetada para acomodar a grande família durante as férias de verão. As bancadas servem para organizar as malas e os criados-mudos possuem bandejas que podem ser utilizadas como apoio para laptop. Na suíte principal, destaque para o papel de parede com estampa de tijolos aparentes. A televisão foi embutida no amplo armário para otimizar o espaço.

 

Principais fornecedores:

Móveis planejados: SCA Florianópolis
Móveis soltos: Dezka Interiores
Tapete do living: Ettore Design
Cortinas e persianas: Sofistique Decorações
Colchões: Cama Pimenta
Pedra e Neolith: Pedecril
Corian: Infinita Superfícies
Revestimentos cerâmicos: Portobello Shop Florianópolis
Iluminação: Kiareza Iluminação
Espelhos: Guardian Glass (Vidraçaria Schutz)
Eletrodomésticos: Empório da Cozinha
Objetos de decoração: Dezka Interiores e Chalé Baunilha

Fotos: Lio Simas | Divulgação

X
X