Notícias

Abertas as inscrições para a 3a edição do prêmio D.Catarina

Por setembro 13, 2017 Sem comentários

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do prêmio D.Catarina, formatado pelo Centro Design Catarina (CDC) para ser o mais importante prêmio de design de Santa Catarina. “A proposta do prêmio é promover o design no Estado, favorecer o desenvolvimento da sua indústria criativa, implementar a inserção de uma cultura de inovação dentro da estrutura das empresas e incentivar o despertar de novos talentos”, explica Roselie Lemos, presidente do CDC. As inscrições devem ser feitas até o dia 16 de outubr0, em onze categorias. Clique aqui e acesse o regulamento.

Dirigido a designers e a indústrias, os critérios de participação se baseiam em conceitos de aplicação do design ao desenvolvimento de produtos e sistemas; o atendimento de necessidades explicitadas pelo consumidor ou um novo comportamento do usuário; e à utilização de novas tecnologias no aperfeiçoamento do uso ou na fabricação do produto. Esta terceira edição tem apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e patrocínio do BRDE.

As categorias de inscrição para os produtos seguem a lista de setores industriais do estado: Cerâmico; Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos; Embalagem; Esporte (vestuário e equipamentos esportivos); Games, softwares, web e aplicativos; Moda (acessórios, calçados, vestuário, joias lingerie, moda praia); Móveis (residenciais e comerciais); Superfície e Acabamentos; Têxtil; Transportes e mobilidade; Utilidades e Outros.

Na primeira fase do concurso, será realizada a seleção de produtos por meio eletrônico. Os selecionados deverão enviar o produto físico para análise do júri, composto por Winnie Bastian, arquiteta e jornalista especializada em design e arquitetura; Levi Girardi, Designer formado pela FAAP-SP, é CEO e sócio-fundador do estúdio de design e inovação Questtonó; Jaakko Tammela, designer carioca, filho de artesão finlandês, formado em Design de Produtos, com MBA em Marketing e Liderança Criativa; Guto Requenafundador do Estudio Guto Requena, e também cria, roteiriza e apresenta séries para TV, Web e cinema; Daniel Kraichete, designer Industrial e mestre em Engenharia de Transportes, professor de Gestão da Criatividade e inovação em MBAs e de Gestão do design para a graduação, diretor geral do Distrito Criativo do Porto. Os vencedores serão anunciados no dia 8 de novembro, durante evento de premiação. Os produtos vencedores ficarão em exposição até agosto de 2018.

 

EDIÇÕES DO PRÊMIO

A primeira edição do D.Catarina aconteceu em outubro de 2014 e teve como parceiros a Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), a CASA COR SC e a Univali (Universidade do Vale do Itajaí). Dos 101 produtos inscritos, 61 foram finalistas, avaliados por júri composto por designers de atuação nacional: Guto Indio da Costa,  André Poppovic, Gisela Schulzinger, Leticia Castro e Monica Barbosa. No total, 18 produtos foram premiados, em nove categorias. A premiação foi realizada em Itajaí, no evento em que a CASA COR também anunciou os premiados da mostra. Os produtos vencedores foram apresentados em exposições realizadas no Hotel Il Campanário, em Jurerê Internacional, em Florianópolis, e também na Cidade Pedra Branca, empreendimento situado em Palhoça,  na Grande Florianópolis.

 

A segunda edição foi realizada em 2015 e totalizou 163 inscrições. O júri foi constituído por Freddy van Camp, Waldick Jatobá, João de Souza Leite, Lucas Petrelli e Marcos Bohmann. No total, 16 produtos foram premiados, em oito categorias. A festa de premiação foi realizada no campus Ilha da Univali, em Florianópolis, e a exposição dos produtos permaneceu por dois meses no hall do centro comercial Business Decor, na rodovia SC 401, na capital catarinense.

CRONOGRAMA DO PRÊMIO | 2017

ETAPAS

 

DATAS
Inscrições no site – preenchimento de ficha e upload de vídeo ou link do mesmo em outros sites Até 16/10 às 23h59min
1ª fase – seleção eletrônica dos produtos inscritos De 17/10 até 23/10
Divulgação dos selecionados

 

24/10
Envio dos produtos para 2ª fase

 

Até dia 07/11
2ª fase – premiação do Júri (presencial)

 

08/11
Festa de premiação

 

08/11
Exposição dos produtos

 

08/11/2017 a 30/08/2018